quinta-feira, 29 de julho de 2010

Baixo consumo de água compromete funções vitais do organismo

Fiquei esse dias pensando em o que seria o tema do 1° post. Queria que fosse algo generalizado, que englobasse vários interesses. E por que não a água? Pensei... Ela além de vital pra nossa sobrevivência, é grande aliada para várias funções do nosso organismo.

Você sabia que, se por exemplo, o último enxague do processo de lavagem dos cabelos, for de água mineral, eles ficarão vitalizados, com mais brilho? Pois é, temos que cuidar bem da água, principalmente a potável, ingerindo quantidade suficiente para nosso corpo aproveitar ao máximo seus benefícios. Segue abaixo uma reportagem sobre o assunto, cujo título dá nome ao post:

(clique neste link abaixo e veja mais...)

É importante não diminuir a hidratação mesmo nos dias mais frios do inverno

Apesar de essencial à vida, a água é muitas vezes deixada de lado pelo consumo de refrigerantes, sucos industrializados ou pelo famoso cafezinho . Mas privar o corpo deste líquido ou beber quantidades irrisórias pode comprometer o desempenho do organismo em diferentes funções em que a água não pode ser substituída.

Mesmo com a chegada do inverno, quando sentimos menos sede em comparação ao verão, esse consumo não deve ser prejudicado.

De acordo com a nutricionista Fabricia Escobar, a água tem mais funções do que qualquer outro nutriente.

— Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo a regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas ou não mais utilizadas pelo organismo — explica.

A água é necessária ainda para formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo base para o sangue e todas suas secreções líquidas (lágrima, saliva, sucosgástricos, entre outros), que lubrificam os diversos órgãos.

Conheça as principais funções da água:

  • Plástica: faz parte da estrutura, volume e textura do organismo;
  • Solvente: torna possível as trocas orgânicas e reações químicas do corpo;
  • Eletrolítica: viabiliza a dissociação dos sais minerais através dos íons;
  • Osmótica: promove, pela dissolução dos sais, uma pressão entre as células e os líquidos orgânicos essenciais para as trocas vitais;
  • Reguladora: regula e mantém a temperatura do corpo;
  • Secretora: componente básico para as glândulas e secreção digestiva;
  • Protetora: protege o embrião e feto sob forma de bolsa d'água;
  • Circulatória: mantém a circulação, o equilíbrio e as funções dos líquidos orgânicos (como sangue e líquido cefálico).


BEM-ESTAR ZH
FONTE: http://www.clicrbs.com.br/

Bom, é isso. Espero que tenham gostado de um tema que apesar de muito falado, sempre é importante reiterar seus benefícios. Façam esse carinho ao seu corpo e bebam sempre, no mínimo, 2 litros de água por dia. Seu organismo agradece!

Beijinhos e brigadinha por ter passado aqui!



Um comentário:

  1. Pois, é.Água é ótimo realmente faz muito bem para a saúde, desde que tomadas os devidos cuidados para somente ingerir água pura.
    Vale chamar atenção também que a tudo há o outro lado. O consumo exagerado de água pode ser sintoma de diabetes. Se vc acha que está consumindo água em demasia, seria bom consultar um médico para ver se está tudo bem.

    beijos.

    ResponderExcluir