quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hábitos para riscar da sua cabeça

Você nem percebe, mas algumas manias que fazem parte da sua rotina de cuidados com os cabelos podem arruinar os fios. Não erre mais!
Por Carmen Cagnoni e Bel Ascenso / fotos


Pressa na hora de secar
Fazer escova no cabelo excessivamente molhado faz com que os fios fiquem expostos mais tempo ao calor do secador e favorece a quebra.

Nova atitude: “Envolva todo o cabelo com a toalha e torça-o levemente, sem esfregar, para evitar o atrito”, ensina Déia Dios, do Ddios, em São Paulo. Só depois de retirar o excesso de umidade, recorra ao secador.

(clique neste link abaixo e veja mais...)

Misturar vários produtos para fazer hidratação
“Algumas mulheres apostam em um coquetel de tratamento, como ampola de vitamina C, de vitamina A, máscara... Ao adicionarem um produto mais oleoso a outro que tenha uma textura encorpada, o resultado é um mix pesado, capaz de provocar descamação, caspa e irritação no couro cabeludo”, alerta Charles Veiyga, do Ash Hair & Esthetics, em São Paulo.

Nova atitude: “Use um único creme potente ou, então, uma ampola de cada vez. Coloque o produto só nos fios (mantendo três dedos de distância da raiz). Essa regra só não se aplica a cabelos coloridos com tons superclaros, do tipo loiro-platinado, que sofrem com o ressecamento próximo do couro”, recomenda Charles.


Condicionador ou máscara nos fios encharcados
“Além de diminuir a eficácia do produto, faz com que ele migre para o couro cabeludo, provocando a oleosidade”, alerta a cabeleireira Julianne Farias, do salão Julita & Julianne, de Recife.

Nova atitude: lave com xampu, enxágue muito bem e elimine o excesso de água com a toalha. Só depois aplique o condicionador ou a máscara capilar, mecha por mecha. “Espere alguns minutos e enxágue muito bem”, recomenda Julianne. “Parece óbvio, mas muita gente ainda comete o mesmo erro. Produtos como condicionadores e máscaras não foram elaborados para permanecer no cabelo. Se a intenção for essa, o correto é optar por um leave-in”, complementa Debora Melro.


Do chuveiro para a rua
Fios úmidos absorvem poeira e poluição. O couro cabeludo também fica saturado com a umidade e os resíduos de produtos capilares.

Nova atitude: seque totalmente os fios antes de sair de casa. “Se estiver com pressa, em vez de lavar, apele para xampus a seco, que absorvem o excesso de óleo. Ou faça um rabo de cavalo”, indica Evandro Ângelo.


Chapinha mal utilizada
“Tirar o excesso de umidade com a toalha, deixar os cabelos secarem naturalmente e depois usar a chapinha pode fritar fios. Além disso, em cabelos crespos, exige várias passadas de prancha na mesma mecha, danificando a fibra capilar”, avisa Charles Veiyga.

Nova atitude: trabalhe com a escova e o secador e use a chapinha apenas para dar acabamento.


Colorir todo o cabelo a cada retoque de raiz
“Até alguns profissionais têm o hábito de sempre levar a coloração até as pontas no início do processo. Isso causa o acúmulo de pigmentação, o que dificulta a realização de mechas, por exemplo”, relata Glecianno Luz, do Espaço de Beleza Glecianno Luz, do Rio de Janeiro.

Nova atitude: peça ao profissional para retocar somente a raiz e, nos últimos cinco minutos finais do processo, “puxar” o produto para as pontas.


Tentar clarear cabelos tingidos com outra tinta
“Muita gente ainda acha que isso pode ser feito, mas é impossível”, conta Marco Antonio de Biaggi. Outro erro comum é deixar a tintura mais tempo do que o indicado para tirar proveito dos ativos ou, então, por um período menor para não escurecer tanto os fios. “Prolongar a aplicação não intensifica o resultado. E não respeitar o tempo de ação pode deixar o cabelo com uma cor de casca de cebola”, diz o cabeleireiro.

Nova atitude: procure um profissional para orientá-la no processo de mudança. “Para clarear cabelos tingidos com um tom escuro, é preciso fazer luzes ou passar por um processo de decapagem”, explica Marco Antonio.


Tentar domar o volume e amansar os cachos com lavagens diárias
“Como os volumosos e cacheados geralmente não produzem oleosidade suficiente, o excesso de lavagem impede o óleo natural de chegar ao comprimento e às pontas”, explica Luciana Nilo, hairstylist do Clip Imagem, de Belo Horizonte.

Nova atitude: evite lavar todo santo dia. Impossível? Então intercale o uso do xampu normal com outro hidratante. “Para dar um up nos fios, use um leave-in suave, indicado também para cabelos finos e ondulados”, diz Luciana.


Franja muito curta
Atenção para as proporções: se os fios estão bem compridos, evite deixar a franja curta demais. “Esse visual não favorece ninguém.

Nova atitude: “O ideal é mantê-la na altura das sobrancelhas quando o comprimento dos fios passa do nível do peito”, recomenda o cabeleireiro Mauro Freire, do salão de mesmo nome, em São Paulo.


Não conversar com o cabeleireiro
“Além das fontes de informação disponíveis (jornais, revistas, internet), é cara a cara com o profissional que você resolve suas dúvidas. Ele pode explicar a melhor forma de usar no dia-a-dia o que foi feito no salão, indicar produtos e técnicas adequadas para obter diferentes looks”, enumera Evandro Ângelo, do salão C. Kamura, em São Paulo.

Nova atitude: não tenha medo de parecer desinformada. “Converse francamente com o cabeleireiro, peça dicas, conte suas experiências, relate suas dificuldades”, diz Evandro.


 

Amei essa matéria, pois acabamos não prestando atenção em algumas dicas que no dia-a-dia tornam-se hábitos errados, mesmo que saibamos os corretos. Espero que goste...


Beijinhos e brigadinha por ter passado aqui!

2 comentários:

  1. Clazinha querida, quero pedir desculpas de joelhos!! No dia do seu aniversário o Vicente falou mil vezes: 'hoje é aniversário da Clarice, vamos ligar para ela'. Eu concordei, ligaríamos mais taRDE. Passou o dia, passou outro, passou outro. Ontem ele falou: "Não ligamossssssssss" e eu: 'Pois é!!!!"
    Desculpe.
    Adoramos você e o Euler (e a Lella linda, claro), queríamos mesmo ter ligado, nos enrolamos, é esta vida doida...rs
    Tudo de bom, amiguinha, tudo de bom.
    Estou amando seu blog de volta, com tanta coisa boa, com tanta novidade, tantas dicas.
    A sua cara! hahahahaha
    Sobre o Bepantol, eu não o conhecia. Mas uma amiga teve uma queimadura na pele há pouco tempo, uma das orientações da dermatologista dela foi usar o Bepantol, eu guardei o nome.
    Sobre os esmaltes, eu adoro variar. Hoje estou com vermelhão, amanhã farei as unhas e ainda não sei o que vou usar, certamente será diferente. Estou adorando a diversidade cada vez maior de tons e cores!
    Sobre os hábitos que podem ser melhorados, com relação a cabelos etc., bem legal tudo isso. Eu não uso nada, lavo diariamente, uso pouco condicionador (nem uso sempre, porque o cabelo é oleoso), deixo secar ao vento. Secador lá em casa era para o Murrayzinho (lembra dele, o meu bichinho amado?) hahaha Agora, é raro ligar, não tem mais o meu fofinho para secar. Mas acho interessante conhecer as dicas, o que é melhor, e foi bom ver que muitas coisas eu já pratico sim, por exemplo, bater altos papos e me aconselhar com o meu cabelereiro, que é ótimo!!!
    Beijo grandão!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarice...adorei as dicas, usei muitas delas e FUNCIONAM!!! Volte para compartilhar mais dicas conosco..Eu coloquei umas sobre cabelos crespos no meu blog...vou colocar outras tb. Beijos!

    ResponderExcluir